Chegou a hora de você obter sua Carteira de Motorista sem pagar nada fazendo sua inscrição CNH Social. Você pode, também, mudar de categoria e aprender a conduzir um novo tipo de veículo caso já possua o documento. Quer saber mais sobre a inscrição CNH Social? Acompanhe essa matéria.

Você deve estar se perguntando como obter a CNH ou mudar de categoria de forma gratuita, não é mesmo? Isso é possível graças ao programa CNH Social, também conhecido como CNH Social 2020 ou CNH Popular.

Essa é uma iniciativa do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em parceria com CFCs em diversos estados brasileiros.

A proposta do programa é contemplar todas as categorias de habilitação e oferece o documento ou a atualização do mesmo gratuitamente a todos aqueles que não possuem condições financeiras.

Geralmente, as categorias A (motocicletas) e B (carros) são as mais procuradas, mas as categorias C, D e E também são contempladas pelo programa.

Alguns estudos já apontaram que os portadores da CNH possuem cerca de 50% mais chances no mercado de trabalho, já que muitos cargos exigem que o profissional saiba dirigir e/ou tenha veículo próprio.

Assim, investir na obtenção da CNH Social MG 2020, além de permitir que você conduza veículos para a categoria que for habilitado, também aumenta suas oportunidades de emprego.

Requisitos e Documentos

Esse projeto ainda não está presente no país todo. Apenas alguns estados e cidades já aderiram ao mesmo.

Assim, não há uma lista oficial de documentos e requisitos, pois cada estado tem o poder de criar suas próprias diretrizes para o programa, o que significa que os requisitos e os documentos podem variar no momento da inscrição CNH Social.

No entanto, alguns requisitos estão em vigor na maioria das cidades, mas não em todas. Veja quais são eles a seguir:

  • O interessado precisa ter idade entre 18 e 27 anos e ser alfabetizado;
  • Além disso, sua renda familiar per capita deve ser de até 2 salários mínimos.

Os documentos exigidos também podem variar de uma cidade para outra, mas os que estão listados a seguir, certamente, serão exigidos sempre:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Para saber os requisitos específicos e os documentos exigidos na sua cidade, entre em contato com o DETRAN da sua região ou visite o site da CNH Digi do seu estado. Você encontrará os links no próximo tópico.

Como se inscrever

Até o momento, os seguintes estados já aderiram ao programa:

  • Espírito Santo;
  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Paraíba;
  • Pernambuco.

Cada estado tem seu próprio método de inscrição CNH Social. Confira mais detalhes:

Espírito Santo

Informe-se sobre requisitos, inscrições e documentos nesse site. No momento, não há inscrições abertas para.

Minas Gerais

Clique aqui para inscrever-se. Basta selecionar sua cidade na listagem do final da página e seguir os próximos passos que aparecerão.

Ceará

Faça o pré-cadastro nesse site.

Paraíba

As inscrições são feitas online nesse site. No momento, não há inscrições abertas para.

Pernambuco

No momento, o programa está temporariamente suspenso em Pernambuco, mas você pode obter mais informações nesse site.

serap Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *