6 Opções de cursos gratuitos na área da saúde

6 Opções de cursos gratuitos na área da saúde

Como saber se me identifico com a área da saúde?

Essa é uma pergunta muito comum, a área da saúde é um campo muito amplo, podendo desenvolver muitos profissionais que atuam em diversos ramos diferentes. A medicina é o curso que entra em destaque na área da saúde, porém existem muitas outras possibilidades para se especializar.

Talvez, o seu desejo não seja se tornar um médico. Mas isso não significa que você não se identifica com a área. Sendo assim, a empatia e o raciocínio humanizado entram na característica de pessoas que querem fazer parte desse meio.

O mundo é composto por pessoas diferentes, cada um possui seus próprios problemas e seus hábitos para lidarem com essas questões. Ter noção disso, é essencial para quem quer seguir carreira na área da saúde.

Outro ponto importante é gostar de conviver e atender as pessoas. Pois, profissionais da saúde tem como objetivo principal o cuidado de qualidade ao paciente. Para isso, o respeito e a comunicação, feita de maneira tranquila, mas ao mesmo tempo informativa, são características essenciais para um profissional desse campo.

A enfermagem é uma área muito importante, mas infelizmente pouco reconhecida. Os enfermeiros realizam tarefas que auxiliam bastante os pacientes, sendo uma profissão essencial nos hospitais.

Contudo, trabalhar na área da saúde não é fácil, ser profissional dessa área requer muita responsabilidade e estabilidade emocional. O desgaste mental devido a carga horária alta se torna um problema.

Além disso, há bastantes adversidades no meio e para isso é necessário um bom preparo e calma, afinal a saúde de outras pessoas está em jogo. Então, o autocuidado é um dos requisitos para ser um excelente trabalhador da área.

Portanto, se você tem o desejo de se comunicar, estudar e principalmente de auxiliar no bem-estar do próximo. A área da saúde, com certeza combina com você. Então, estude e analise os cursos e ramos que são possíveis seguir.

Veja: 6 Opções de cursos gratuitos na área da saúde

A seguir, será informado alguns cursos da área da saúde que são encontrados gratuitamente.

Cuidador de idosos ou enfermos

Os seus deveres vão variar de acordo com o estado de saúde do idoso. Além disso, o estilo de vida dele influenciará na tomada de decisões. Mas, normalmente, tarefas que auxiliam na higiene pessoal do idoso, como troca de fraldas e banho, serão realizadas pelo profissional dessa área.

A comunicação também será necessária. A sua função é tratá-lo da melhor forma, fazendo companhia e alegrando o seu dia. Todo esse processo trará um bem-estar e melhor qualidade de vida ao idoso.

Também, realizar as medicações necessárias, de acordo ao que foi instruído pelo médico, é uma das funções de um cuidador de idoso.

Sendo assim, paciência e empatia são essenciais para pessoas que trabalham nesse meio. O curso de Enfermagem é uma ótima opção para ampliar os conhecimentos de cuidadores de idosos.

Atendente de farmácia

O atendente de farmácia se responsabiliza pelo atendimento aos consumidores. Sua tarefa é lidar com procedimentos relacionados ao estoque e as orientações gerais aos pacientes, os informando sobre o uso correto dos medicamentos. 

Porém, o atendente não pode indicar ou formular receitas. Então, para ser um bom atendente é necessário ser um bom ouvinte. Os balconistas costumam fazer perguntas ao paciente para saber quais sintomas ele apresenta. Por isso o atendente de  farmácia precisa ter uma boa comunicação e interpretação para realizar suas funções.

No entanto, não existe nenhum curso de atendente de farmácia de nível superior. Porém, se você tem interesse na área, o curso de farmácia pode ser uma boa escolha.

Agente comunitário de saúde

O agente de saúde faz tarefas que previnem doenças e promovem a saúde das pessoas. Para isso, são feitas estratégias de educação popular, realizadas em comunidades ou domicílios, de acordo com as diretrizes do SUS.

É estabelecido para esse tipo de agente, uma área geográfica de atuação. Nessa área, ele é responsável por conscientizar, orientar e identificar pessoas com possíveis sintomas de doenças. Caso o indivíduo apresente algum problema, o agente o encaminhará para a unidade de saúde mais próxima.

Para exercer essa profissão é indicado a realização do curso técnico em agente comunitário de saúde.

Auxiliar de saúde bucal

O trabalho realizado pelos Auxiliares de Saúde Bucal é fundamental para a rotina dos dentistas. Nessa profissão a pessoa é encarregada de organizar atividades de higiene bucal e preparar o paciente para o atendimento. 

Além disso, ele realiza o acolhimento do paciente e também  manipula materiais de uso odontológico.

O curso técnico em Saúde Bucal é muito importante para a formação de auxiliares. Então, se você criou interesse nessa área, esse curso, com certeza, vai te ajudar.

Auxiliar de Analises Clinicas

Para atuar nesta área é necessário ter concluído ou estar em andamento com o curso Técnico de Auxiliar de Laboratório. Além disso, quem concluiu o curso técnico em Análise Clínica também pode trabalhar nesse meio.

A função do Auxiliar de Análises Clínicas é ajudar nos processos de exames laboratoriais, organizar o trabalho de todos os projetos e estudos e diagnosticar doenças. Orientar e verificar o paciente, também são tarefas que os auxiliares de análises realizam.

Aromaterapia

Proporcionando sensações boas, tanto físicas quanto mentais, a aromaterapia não é muito conhecida quando comparada a outras áreas da saúde. Porém, ela está se popularizando nos últimos tempos. Nela são realizados processos que utilizam óleos essenciais, causando bem-estar ao paciente.

Portanto, problemas físicos e problemas psicológicos, como ansiedade e depressão podem ser reduzidos com a aromaterapia.

Por ser uma área que está crescendo recentemente, os cursos de aromaterapia não são tão comuns. No entanto, há possibilidade de fazer esse tipo de curso em formato online e estudar sobre o assunto através de livros.

Nelson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *