A dosagem certa de óleos essenciais: muito não é melhor

A dosagem certa de óleos essenciais: muito não é melhor

Encontrar a dosagem certa de óleos essenciais não é tão fácil. Diferentes áreas de aplicação e misturas de fragrâncias requerem dosagens diferentes. Existem também preferências individuais para fragrâncias ou intensidades individuais. 

Aqui, damos-lhe algumas dicas sobre como encontrar a dosagem certa de óleos essenciais para as suas necessidades individuais e como evitar uma sobredosagem.

Dosagem de fragrâncias para diferentes ambientes

Notas principais:

  • As notas de topo têm alta volatilidade, o que significa que com o difusor evaporam relativamente rápido após serem espalhadas;
  • Subir muito rapidamente no nariz;
  • Se você quiser misturar aromas cítricos com outros óleos, use cerca de 5-10 gotas de aromas cítricos para um aroma de ambiente;
  • As notas de cabeça incluem aromas cítricos como bergamota, toranja, Litsea cubeba, limão, etc.

Notas de coração:

  • As notas de coração são florais, componentes suaves que geralmente têm um aroma muito intenso;
  • As notas de coração incluem flores preciosas como jasmim, rosa, magnólia ou ylang ylang;
  • Use 1-3 gotas de óleos de flores para dar a uma mistura o “coração” de que precisa;
  • Ervas como lavanda, camomila romana e sálvia também estão entre as notas de coração;
  • Eles geralmente são dosados ​​um pouco mais elevados do que os óleos de flores: apenas cerca de 2-5 gotas.

Notas básicas:

  • As notas de fundo são essências que não são muito voláteis, como o sândalo;
  • Precisamos de notas de base em fragrâncias de ambiente para que as misturas não evaporam muito rapidamente e encham o ambiente;
  • As notas de fundo típicas são benjoim, pau-rosa, patchuli, vetiver, olíbano, cedro e canela;
  • As notas de fundo são dosadas em torno de 3-8 gotas, dependendo da intensidade do aroma.

Muitos começam com misturas de fragrâncias, das quais você simplesmente adiciona de 5 a 15 gotas a um dispositivo de fragrância, dependendo do humor e do humor. 

Mas você também pode escolher um único perfume e colocar de 5 a 10 gotas deste perfume favorito em um dispositivo de aromatização – assim, você conhecerá bem o perfume que escolheu. 

Dispositivos de fragrância pequenos têm um raio de fragrância pequeno, os maiores um correspondentemente maior. Portanto, escolha o dispositivo de fragrância com base no tamanho da sala. 

Se você tiver um dispositivo de fragrância pequeno, mas uma sala maior, você também pode dosar os óleos mais elevados no início. Isso funciona muito bem dentro de uma determinada estrutura, mas não deve ser dosado muito alto. 

Caso contrário, o perfume pode se tornar muito intenso nas proximidades do dispositivo de fragrância. Se você experimentar as fragrâncias por um longo tempo, logo poderá querer uma mudança e também misturar as essências você mesmo. 

O princípio mais conhecido, segundo o qual também atuam os perfumistas, é a divisão em notas de topo, meio e fundo. É melhor usar sempre um ou mais óleos essenciais dos três grupos.

Dosagem de aditivos de banho

Só é importante que o óleo seja bem mexido no transportador e que você só adicione essa mistura à água do banho quando a cuba estiver completamente cheia.

Você também pode misturar óleos diferentes, como lavanda e anis. Você mesmo pode descobrir facilmente sua proporção de mistura preferida. Você não pode errar se sempre se certificar de não usar mais de 15 gotas de essência em um banho completo e de não misturar óleos incompatíveis ou óleos que sejam muito contrários ao seu modo de ação. 

Lembre-se também de que banhos quentes curtos a 38-40 °C geralmente surtem efeito após 5-10 minutos, enquanto banhos quentes mais longos a 32-38 °C são usados ​​como banho terapêutico por cerca de 20 minutos.

É melhor tomar banho à noite

Para intensificar o efeito calmante e ligeiramente cansativo, os banhos devem ser tomados preferencialmente à noite antes de ir para a cama. No entanto, o tempo máximo de banho não deve ser superior a 20-25 minutos! 

Os banhos de pés à noite também podem ser um ritual de relaxamento agradável e descomplicado. Basta adicionar 3-7 gotas de óleo essencial, dissolvido em um banho de óleo neutro, à água e misturar.

Como os óleos essenciais não se combinam com a água, eles devem ser misturados em um solubilizante (emulsificante) antes de serem adicionados à água do banho. 

Bases básicas naturais e sem fragrância, como um banho de óleo neutro ou banho de óleo base, são as mais adequadas para isso. Para um banho completo de sua escolha, você precisa de 10-15 gotas da essência correspondente em 1-3 colheres de sopa de uma base transportadora. 

Você também pode dissolver os óleos essenciais em leite fresco, creme ou mel ou pingá-los em sal marinho – exatamente como Afrodite fazia para sua beleza e saúde há quase 5.000 anos.

Dosagem de banhos turcos e inalações

Para um banho de vapor, coloque cerca de 2 litros de água fervida em uma tigela ou recipiente para inalação. Em seguida, dependendo da intensidade do óleo, adicione 3-5 gotas da essência na tigela. 

O óleo também pode ser pingado em 1 colher de sopa de sal ou 2 colheres de sopa de flores de camomila e, em seguida, despejado em água quente. Em seguida, verifique se o vapor não está muito quente. Deve estar quente, mas ainda agradável. 

Agora coloque uma toalha grande sobre a cabeça de modo que se estenda até a borda da tigela. Feche os olhos e inale o vapor quente. A inalação deve durar cerca de cinco minutos. Em casos agudos, pode ser repetido duas a três vezes ao dia. 

As seguintes essências são particularmente adequadas para banhos de vapor: angélica, manjericão, cajepute, abeto prateado, eucalipto, eucalipto radiata, agulha de abeto, camomila, agulha de pinheiro, pinheiro da montanha, mirra, murta, niauli, tomilho branco, zimbro, cedro, limão

Tenha cuidado com óleos essenciais fortes

Com óleo de tomilho e outras essências muito fortes, no máximo uma gota deve ser usada por inalação devido a uma possível irritação! Em caso de dúvida, os óleos mais suaves possíveis também devem ser usados ​​para inalação. 

Ao usar este método, tenha sempre em mente que mais não necessariamente ajuda melhor, mas que doses mais baixas são frequentemente muito eficazes e bem toleradas.

Dosagem de óleos de massagem

Para um óleo de massagem, misture os óleos essenciais com um óleo básico. Para começar, siga a orientação geral de dosagem de que 1-2% da quantidade total de óleo essencial em um óleo básico é bem tolerado. 

Se quiser dosar com gotas, pode assumir que 1 ml de óleo essencial contém cerca de 25 gotas. Portanto, dose cerca de 25-50 gotas em 100 ml de óleo básico. Alguns óleos essenciais devem ser usados ​​levemente na pele, como os óleos cítricos. 

Especialmente os óleos para a pele também podem ser usados ​​em dosagens ligeiramente mais altas. Isso inclui, por exemplo, rosa e lavanda.

Dosagem para a sauna

Para uma infusão de óleos essenciais na sauna, basta adicionar 3-7 gotas de óleo essencial 100% natural à concha. A dosagem depende, é claro, do tamanho da sauna. Não use óleos que irritem a pele e apenas use óleos cítricos em doses muito pequenas de aproximadamente 1-3 gotas.

Use apenas óleos essenciais puros

Se você quiser mais confortável, pode usar essências de sauna já misturadas com óleos essenciais puros, como nossas essências de sauna de Baldini – para uma experiência de sauna natural sem aditivos químicos. Para uma infusão, você precisa de meia tampa completa.

Dosagem em bebês, crianças e mulheres grávidas

O uso da aromaterapia deve ser sempre feito em consulta com uma parteira, um pediatra ou um naturopata familiarizado com a aromaterapia. Em geral, as seguintes regras se aplicam à dosagem para bebês, crianças e mulheres grávidas:

  • Use apenas óleos essenciais naturais de cultivo orgânico certificado;
  • Antes de usar cada óleo, leia a descrição correspondente e descubra se o óleo é adequado para crianças e mulheres grávidas;
  • Em qualquer caso, a dosagem deve ser menor, pois as crianças e as mulheres grávidas são mais sensíveis do que os adultos.

redserap

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *