As raças de gato mais comuns no Brasil?

As raças de gato mais comuns no Brasil?

As raças de gato mais comuns no brasil?

Os gatos estão conquistando cada vez mais o coração dos brasileiros. Estudos mostram que em poucos anos o número de gatos deve se igualar ao número de cães no país. O Brasil tem a segunda maior população de animais de estimação do mundo, com 22,1 milhões de gatos, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). e 52,2 milhões de cães. E em menos de dez anos, a população de gatos deve aumentar em maior proporção, igual ao número de cães.

As raças de gato mais comuns no Brasil?

Por mais que tenha conquistado tanto espaço, muitos ainda não conhecem as principais raças de gatos que existem no Brasil. Existem mais de 200 espécies no mundo. Algumas diferenças são pequenas, como o tamanho e a altura da pelagem.

Persa

Os gatos persas são de longe a raça mais popular entre os brasileiros. São animais muito calmos, convivem bem com crianças e outros animais, adoram brincar, adaptando-se melhor a um ambiente tranquilo.

Eles não precisam de atenção, mas adoram recebê-la. Eles receberam esse nome por causa da região de origem, a Pérsia. Se você está se perguntando como é chamada a raça de gato Garfield de desenhos animados e quadrinhos, aqui está sua resposta! É um gato persa conhecido como uma raça de gato grande.

Seu tamanho pode chegar a 5 kg nos machos e 4 kg nas fêmeas. Sua pelagem é longa, grossa e com fios finos, o que o torna muito macio.

British Shorthair

Se você gosta de gatos famosos como Garfield, já imaginou ter um gato risonho de Alice no País das Maravilhas em casa? O British Shorthair também é uma das raças de gatos mais queridas entre os brasileiros (e em alguns países europeus).

Como o nome em inglês sugere, esta raça tem uma pelagem curta com um tom cinza-azulado. Ele é de ascendência britânica com um olhar aguçado e um andar nobre e elegante. Este é um gato muito sociável, muito apegado ao dono e um excelente companheiro.

A pelagem, embora curta, é bem grossa, macia e aveludada e é interessante penteá-la duas vezes por semana para remover a sujeira.

Sphynx

Se você não gosta de pentear o cabelo, pode escolher o chamado “gato sem pêlo” – a esfinge. Obviamente, a principal característica desta raça é a pura falta de pelo.

Esse traço foi causado por mutações genéticas, mas eles não estão completamente nus! De perto e tocando-os, você pode distinguir uma camada de cabelo curto e fino, quase invisível.

Por ser tratar uma raça sem pelos com orelhas pontudas e olhos grandes, isso pode parecer estranho no começo. No entanto, este gato é extremamente amigável e brincalhão, apesar de alguns estereótipos em contrário.

Preocupações especiais

Apesar da falta de pelo, o Sphynx é mais quente que a maioria dos gatos e não congela, como muitos pensam. Mas requer cuidados especiais:

  • A Esfinge come mais do que o normal devido ao seu alto metabolismo.
  • Ela também pede banhos semanais, pois não tem cabelo para manter em óleo.

Siamês

Não é uma raça muito comentada na internet, os gatos siameses estão presentes em 67% das famílias com gatos de raça pura no Brasil. Esses são dados do Radar Pet Study 2020 da Companion Cats Commission (COMAC).

O gato siamês é o favorito de muitas pessoas porque é inteligente, simpático, muito sociável e procura fazer parte das atividades do dono. Adora chamar atenção, miar muito e buscar interatividade com adultos, crianças e outros animais.

Essa é uma ótima raça para quem se sente solitário e precisa de companhia, pois é muito inquieto, adora brincar e muito apegado ao dono. Fisicamente, suas características mais distintivas são olhos azuis safira, uma cabeça esbelta e um corpo esbelto e atlético.

A origem do siamês

O nome vem por causa da sua origem, do estado do Sião, agora o reino da Tailândia, e por isso é confundido com o gato tailandês.

Angorá

Originários da Turquia, os gatos angorá são uma das raças de gatos mais antigas do mundo. Suas principais características são ternura, elegância e independência.

Eles são conhecidos como uma das raças de gatos mais inteligentes, além de obedientes, brincalhões e carinhosos. Eles adoram carinho e são muito apegados aos seus donos.

São preguiçosos, muito domesticados e se dão bem com crianças e outros animais.

olhos de cores diferentes

Eles geralmente atraem a atenção porque têm olhos multicoloridos. Devido a uma mutação genética, é normal que gatos de pelagem branca, como o angorá, tenham um olho azul e o outro verde.

Continue lendo nosso site!

Claudio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *