As vitaminas essenciais para a saúde bucal

As vitaminas essenciais para a saúde bucal

As vitaminas essenciais para a saúde bucal 

A alimentação é indispensável para o funcionamento adequado de todo o organismo, mas a ingestão apropriada de minerais e vitaminas para a saúde bucal, pode representar o fortalecimento dos tecidos, a proteção contra doenças e ainda um sistema de defesa bucal mais eficiente.

Segundo dados divulgados em 2010, pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, os brasileiros adultos possuem em média 20 dentes cariados, enquanto os adolescentes apresentam até 6.

A cárie e a gengivite são as principais causas da perda dentária, que já é uma realidade para mais de 39 milhões de pessoas em todas as regiões do país. Contudo, essas doenças podem ser evitadas por meio do cuidado com a higiene bucal e com uma melhor alimentação.

Importância das vitaminas para toda a saúde

Um fato interessante, que muitos desconhecem, é que a população indígena vivia completamente livre de alguns tipos de doenças, como a cárie, até a chegada dos europeus. 

Isso se dava pela dieta baseada na ingestão de verduras e legumes crus e a hidratação constante.

Além disso, eles não consumiam açúcares refinados ou nada que continha esse tipo de ingrediente. Assim, a boca costumava ser mais forte e resistente às doenças, enquanto as bactérias bucais ficavam mais equilibradas, não prejudicando os dentes.

Isso poderia ser repetido ainda hoje, se as pessoas diminuíssem a quantidade de carboidratos e amidos ingeridos, realizassem boas rotinas de escovação e preferissem alimentos naturais crus. 

No entanto, as novas formas de rotina e demais entendimentos do corpo podem ser fatores impeditivos para isso.

Além da diminuição das ações bacterianas, os vegetais e frutas, principalmente crus, são comidas que obrigam a mastigar melhor e por mais tempo, o que ajuda com a remoção de sujeiras da superfície dentária e ainda contribui para o fortalecimento das estruturas bucais.

Ao mesmo tempo, uma alimentação pobre nesse tipo de produtos causa deficiência de vitaminas e minerais que são fundamentais para a integridade dos dentes e a saúde das gengivas.

As vitaminas mais essenciais para a saúde bucal

As vitaminas essenciais para a saúde bucal

A carência de vitaminas pode causar um grande impacto em todo o organismo, sendo a principal causadora da anemia e do enfraquecimento do sistema imunológico. No entanto, essa escassez de nutrientes também reverbera em toda a cavidade bucal.

Por isso, é necessário compreender quais são as comidas mais essenciais para a saúde bucal e quais são os efeitos de sua falta.

  1. Cálcio

O cálcio é primordial para a realização de um implante dentário, por exemplo, bem como para a qualidade de toda a estrutura dental e ossos.

Isso porque esse mineral é o maior componente da estruturação dos dentes, o que torna toda a sua constituição forte e resistente, e ainda enrijece as formações ósseas faciais que os sustentam, bem como fortalece o esmalte – camada protetora dos dentes.

Sem ele, os dentes se tornam porosos e mais suscetíveis às ações bacterianas. Além disso, a hipocalcemia pode causar:

  • Dormência bucal;
  • Problemas na deglutição;
  • Sintomas de osteoporose;
  • Mobilidade dos dentes;
  • Perda das próteses dentárias.

Assim, é fundamental manter-se bem nutrido com alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, a rúcula, o espinafre e a couve, que são ótimas fontes do mineral.

  1. Vitamina D

Os peixes, além de serem fartos em cálcio, ainda são uma boa forma de reposição de vitamina D – que é responsável pela fixação do mineral nos ossos e dentes. 

Sem a vitamina D, o corpo não consegue absorver o cálcio de forma adequada, causando osteoporoses e problemas bucais.

A vitamina D também protege a cavidade bucal contra as bactérias danosas aos dentes e auxilia na redução de inflamações gengivais.

  1. Ferro

Os pacientes que usam o aparelho dentario costumam apresentar diversos problemas com a saúde gengival, sendo mais propensos a desenvolver irritações e inflamações na região devido à dificuldade com a realização da higienização adequada.

Deste modo, a ingestão de alimentos como o feijão, ervilha, arroz integral e carnes magras – que são abundantes em ferro e vitaminas do complexo B – pode ser uma grande aliada na manutenção da saúde desses tecidos.

Isso porque esses nutrientes têm forte influência na saúde das gengivas. Já a anemia ferropriva pode alterar a mucosa bucal, causar a xerostomia, perda das papilas gustativas, ardência na boca, entre outros fatores e sinais relacionados às doenças bucais.

O paciente que possui aparelho movel também pode começar a apresentar mau hálito, gosto ruim e a consistência mais fina da língua.

  1. Fósforo

Estima-se que 85% de todo o fósforo encontrado no corpo humano esteja alojado nas arcadas dentárias e nos ossos.  

Por isso, esse alimento é imprescindível para a constituição estrutural dos dentes e a manutenção de uma boa aparência e saúde bucal.

Os alimentos mais ricos em fósforo são as carnes, no geral, e peixes como o atum, mas ele também pode ser encontrado nas oleaginosas e em grãos, como o grão de bico e o feijão.

  1. Vitamina C e K

Quem tem o interesse em realizar tratamentos estéticos como o clareamento dental precisa garantir a saúde das gengivas, uma vez que elas podem sofrer irritações durante o procedimento.

Por isso, a ingestão de frutas cítricas como as laranjas, kiwi, morango e acerola são fundamentais para a reposição de vitamina C. Esse nutriente é responsável por impedir sangramentos gengivais e até a perda óssea.

Enquanto isso, quem usa o aparelho ortodôntico precisa garantir a fortificação dos dentes e dos ossos faciais e, para isso, a reposição de vitamina K contribui com a melhoria da densidade do esmalte dentário.

A vitamina do complexo K pode ser encontrada nas folhas verdes escuras, como o agrião, acelga, couve e o brócolis.

Deste modo, ao aliar diferentes nutrientes e vitaminas, é possível manter a arcada mais resistente e saudável, bem como é possível auxiliar na durabilidade de diferentes procedimentos estéticos, como o clareamento, visto que diferentes alimentos também auxiliam na limpeza natural da dentição.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

LEIA TAMBÉM:
Gás de cozinha, rápido e barato pelo aplicativo.

Claudio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *