Camisa de gola cubana: peça com visual vintage

Camisa de gola cubana: peça com visual vintage

A camisa de gola cubana é o tipo de peça de roupa vintage americana que se tornou um item de referência para qualquer guarda-roupa masculino.

Se você está no estilo retrô ou sempre adota um visual moderno, a camisa de gola cubana encontrará um lugar em seus looks. E esta temporada está em alta.

Evolução na moda

Proveniente da América do Sul do século 18, onde servia de uniforme para os trabalhadores, a camisa de gola cubana encontrou um nicho nos Estados Unidos por volta de 1900 e, na década de 1950, invadiu a moda masculina, peça essencial. De pessoas simples, jovens e velhos, a celebridades como Elvis Presley, todos foram cativados por esta peça de roupa.

Desde 2014, a camisa de gola cubana voltou com força total à moda, em apresentações de algumas casas de moda importantes, como Louis Vuitton ou Missoni, que a reinventaram, adaptando-a ao presente.

O padrão clássico da camisa distingue-se pela gola muito macia e de forma semelhante à lapela entalhada dos casacos, mangas curtas e corte a direito. Com o passar do tempo, porém, a camisa passou por diversas transformações.

Na primeira metade do século XX. A gola ficou um pouco mais larga e mais próxima do formato de lágrima. E na década de 1950 ele havia retornado à sua forma usual com uma gola dupla em forma de triângulo menor, mais nítida e clara. E depois de um tempo, a banda de suporte desapareceu.

Os materiais utilizados agora acentuam o ar festivo deste tipo de camisa. Além do linho e do algodão, mais usados ​​na camisa tipo guayabera, o gabardine e a viscose entraram em cena, ajudando o corte a cair naturalmente junto ao corpo. Com o tempo, as marcas de mesa começaram a produzir variantes de poliéster.

Hoje, a camisa de gola cubana vem em inúmeras cores e estampas, tanto como peça de streetwear quanto como peça com influências da área de workwear.

Como usar uma camisa de gola cubana

Experimente tanto o estilo tradicional quanto as versões modernas em termos de alfaiataria. Se optar por modelos maiores, combine-os com calças afuniladas para equilibrar os volumes. Para destacar o ar retrô, você pode apostar em um truque de estilo, arregaçando as mangas da camisa.

Você também pode usá-lo por baixo de um blazer, colocando a gola da camisa sobre as lapelas da jaqueta. Usado com um terno, pode dar um ar único a um look formal. Mas nunca adicione uma gravata!

Não tenha medo de escolher cores vivas ou estampas óbvias, que fazem você pensar no feriado, mas combine-as com outras peças como chinos ou shorts em cores neutras, para manter o equilíbrio das cores. Complete o look com um mocassim masculino.

Para criar uma roupa que lembra o estilo dos anos 50, escolha uma camisa cubana com punhos nas mangas e use-a com jeans skinny. Em geral, opte pelas variantes atuais de algodão ou viscose, que são fluidas e permitem que a pele respire.

Caio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *