Como começar a aprender francês? Guia básico para iniciantes

Aprender francês pode não ser um bicho de sete cabeças. Afinal, é necessário bem mais que somente a vontade de ter o conhecimento da língua.
Mas para conseguir te orientar em como aprender francês, vamos te apresentar um guia básico para você, que é iniciante no aprendizado da língua. Confira!
- Por que aprender francês é importante?
Caso você esteja em dúvida se vale a pena investir no aprendizado de francês, podemos dizer que aprender francês nos dias atuais é muito importante.
Para começar, quando você sabe outra língua, inúmeras oportunidades de trabalho se abrem a você. Afinal, você já se imaginou trabalhando em multinacionais como Renault, Peugeot, dentre outras?
Há diversas empresas francesas que buscam talentos, mas se você não sabe a língua, a chance de você conseguir trabalhar nessas empresas é bem pequena.
Além disso, há a cultura francesa, que é riquíssima, tanto na parte de música, cinema e gastronomia.
Assim, abre-se um mundo ainda não explorado por você quando começa-se a aprender francês.
Com a pandemia, investir em aprender uma nova língua é uma excelente maneira de focar melhor seu tempo e deixar seu currículo excelente para futuras oportunidades de trabalho.
- Dicas para aprender francês
Uma boa maneira de iniciar o estudo de francês é matricular-se em um curso de francês. Mas, além dessa ação, existem outras que você pode tomar para tornar o aprendizado mais completo.
- 1. Teste seu nível de francês
Se você já teve algum contato com a língua, por que não testar seu nível de conhecimento de francês?
Existem alguns sites nos quais você pode testar seu conhecimento na língua e de maneira gratuita. Dentre eles, podemos citar o site da TV5 Monde, por exemplo.
- 2. Acompanhe notícias
Quando se inicia no estudo da língua, é importante manter seu cérebro sempre em contato constante com o novo idioma.
Portanto, uma boa maneira de você praticar seu entendimento por meio da audição é acompanhando notícias em francês.
Para isso, acesse canais do Youtube de notícias em francês e mesmo que você ache difícil no início, não desista e continue acompanhando.
- 3. Mude como você vê Netflix
Você tem Netflix e só põe o áudio em português? Então, que tal mudar essa atitude? Procure mudar o áudio dos programas que você mais gosta na Netflix para francês.
Outra ação é tentar deixar tanto o áudio quanto a legenda em francês. Assim, você poderá observar como as palavras são escritas.
Claro que isso não é fácil e deve ser feito aos poucos. Você pode, inclusive, mesclar o áudio em francês, com as legendas em português. Assim, você vai acostumando, cada dia mais a escutar e tentar a compreensão do novo idioma.
- 4. Adquira o livro Pratiquez les verbs
Uma das melhores formas de praticar a conjugação de verbos em francês no presente é por meio do livro Pratiquez les verbs.
De fato, esse é um livro sensacional, escrito por Luciana Canonico Cruz, uma especialista no assunto.
Além disso, você conta com exercícios e pode, inclusive, conferir sua pronúncia por meio de arquivos mp3.
O e-book Pratiquez les verbs permite que você estude e pratique de forma rápida, fácil e barata, já que o preço desse e-book é bem em conta.
- 5. Matricule-se em um curso
Um bom curso de francês em São Paulo é uma ótima alternativa para quem deseja ter o conhecimento aprofundado do francês.
Aproveite o período de pandemia para investir em sua formação e assim, garantir maior número de oportunidades de trabalho, bem como adquirir mais cultura.
Seguindo esse roteiro, você conseguirá aprender francês de modo interessante e terá um ótimo retorno, incorporando o idioma cada vez mais ao seu dia a dia.