Como estimular o aprendizado infantil em casa

Como estimular o aprendizado infantil em casa

Nos dias atuais toda a sociedade, de uma forma geral, foi pega de surpresa com a pandemia da COVID19. A pandemia resultou, muito além do isolamento social dos adultos, o isolamento social das crianças.

Uma das primeiras medidas dos governos de todo o mundo foi a de que as crianças parassem de ir às escolas, isso para garantir a segurança e saúde delas em meio à pandemia.

Nesse momento, pais e educadores se viam com um desafio nas mãos, e esse desafio se resumia em: como estimular o aprendizado infantil em casa?

Por que estimular o aprendizado infantil em casa?

Como vimos no tópico anterior, os pais e os educadores se encontraram com um verdadeiro dilema em suas mãos, dado que a pandemia da COVID19 impediu a realização das aulas presenciais. Diante desse cenário, se viu a importância de se estimular ainda mais e com mais afinco, o aprendizado infantil em casa.

Mesmo com as aulas no formato EAD e as lições sendo passadas, é de extrema importância que as crianças sejam desenvolvidas de outras formas para que o seu desenvolvimento seja realmente completo.

A escola envolve muito mais do que o ensino das palavras e dos números, ela envolve o ensino da socialização, do respeito, da empatia, da leitura, do compartilhar e do ser responsável, por isso, é muito importante que os pais, mães, cuidadores e educadores, incentivam às crianças a aprenderem essas demais lições importantes dentro da própria casa. Isso em meio a pandemia, mas também sem a presença dela, pois esse tipo de aprendizagem e estímulo deve ser constante na vida de todas as crianças, sem exceções. 

Para ajudar a todos os envolvidos nessa missão, seguem abaixo 5 maneiras de estimular a aprendizagem da criança.

5 Maneiras de estimular a aprendizagem da criança

Vamos agora detalhar e analisar 5 maneiras de estimular a aprendizagem de jovens e crianças de dentro de suas casas, atividades essas que devem ser incluídas na rotina de todas as crianças, para que elas tenham um desenvolvimento muito mais saudável e lúdico para as suas vidas. 

Atividade educativas

Não são somente as atividades escritas no papel que são importantes para o aprendizado das crianças. A criança deve ter acesso a atividades educativas em qualquer ambiente em que estiver inserida!

No próprio celular e computador, que são os aparelhos que mais chamam a atenção das crianças, existem milhares de atividades educativas que podem ser oferecidas para elas por meio dessas tecnologias. As atividades educativas estão presentes também na natureza e no exemplo de atividades que os pais fazem em seu momento de lazer, essa é a hora de repensar se o seu filho(a) está ou não, tendo acesso a bons exemplos de atividades educativas. 

Utilize jogos e brincadeiras 

Os jogos e as brincadeiras estão cheios de desafios e uso da lógica, o que trabalha positivamente a cognição, uso da memória e aprendizagem das crianças.

Não deixe de presentear os menores com jogos de quebra-cabeça e desafios, te garantimos por aqui que será uma ótima aposta na ajuda do bom desenvolvimento de vários aspectos dos pequenos. 

Incentive a leitura

Quando falamos em incentivar a leitura dos pequenos, não adianta em nada apenas mandá-los ler algum livro aleatório. Primeiro: o hábito de leitura vem do espelho dos pais para os filhos, pois não adianta nada você cobrar que o seu filho leia se você não lê nem o jornal cedo, não é mesmo? A criança, muitas das vezes, é muito estimulada pelo que os seus pais, mães e cuidadores fazem, por isso a importância do bom exemplo. 

Segundo, não adianta oferecer livros que não fazem sentido ou não chamam a atenção da criança. Que tal você oferecer para ela um livro do desenho favorito dela? Ou ensiná-la mais sobre as histórias e o poder nos livros? Dessa forma, a criança entende e aprende o porquê o hábito da leitura é tão importante e transformador na vida de todos os seres humanos.

Inclua a criança nas atividades da casa

Todas as crianças podem, e devem, ajudar os pais nos afazeres e atividades da casa! Nem que seja apenas para guardar os seus brinquedos! (Uma atividade simples, mas que já ensina organização e responsabilidade para os pequenos).

Com o passar do tempo, o nível das atividades e afazeres pode ir ficando mais elevado, até que a criança entenda a necessidade de ajudar na sua casa fazendo corretamente a sua parte. Essa será uma das lições mais importantes que ela levará para a vida.

Apresente novos conhecimentos

Muitas crianças não são experts em portugues e matemática, mas quem disse que o mundo todo gira somente em torno dessas duas matérias? Mostre para os pequenos a infinidade de opções de conhecimentos que existem ao redor do mundo! Artes, literatura, música, dança! O mundo do saber é muito rico e ilimitado! Apresente para os pequenos todos os conhecimentos das coisas belas e possíveis que existem nesse mundão! 

Considerações finais 

Agora que você já viu as 5 maneiras de estimular a aprendizagem da criança, não perca mais tempo e comece agora mesmo a incentivar o seu filho(a) ou mesmo a criança que mora com você a ter esses hábitos!

O fato das crianças estarem há tanto tempo fora da escola pode atrapalhar, e muito, o seu desenvolvimento cognitivo de aprendizagem, por isso é importante que todo o suporte que elas tenham em casa, sejam usados a favor do seu bom e completo desenvolvimento. 

Nelson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *