Como funciona um programa de afiliados

Como funciona um programa de afiliados

Como funciona um programa de afiliados? Para quem está de fora, o funcionamento interno dos programas de marketing de afiliados pode ser misterioso e confuso. Alguns profissionais de marketing até acham que é um canal que você pode ativar e desativar como na pesquisa paga ou nas redes sociais pagas, mas não é.

Embora as parcerias de afiliados sejam multifacetadas, é uma estrutura construída com base na transparência e em relacionamentos reais, não em transações únicas.

Confira a seguir como funciona o programa de afiliados e a importância do marketing de neste segmento:

Como funciona o programa de afiliados

O programa de afiliados se baseia numa plataforma que realiza a venda de diversos produtos e serviços, na qual os afiliados (vendedores cadastrados) divulgam os itens e recebem uma comissão por cada venda convertida.

O objetivo geral de um programa de afiliados é criar uma estrutura win-win para ambas as marcas e seus parceiros afiliados – uma estrutura que, quando estabelecida de forma adequada e estrategicamente gerenciada, pode constituir uma parte significativa da receita online de uma marca, com alto ROAS (Return on Advertising Spend) e CPA (Custo por Aquisição)baixo.

·         Como funciona esse processo:

O parceiro afiliado promove os produtos ou serviços de uma marca em seu site. O consumidor clica na promoção da marca no site do afiliado e um cookie é então armazenado no navegador do consumidor; é o que permite à rede de afiliados ou plataforma acompanhar a evolução do consumidor desde o site do afiliado até ao carrinho de compras da marca.

O consumidor é redirecionado para o site da marca e adquire o produto/serviço. A rede ou plataforma SaaS paga automaticamente uma comissão ao afiliado (com base nas regras definidas pela marca) para conduzir essa venda.

Muitas plataformas, como o programa de afiliados Amazon que é a mais famosa, lucram de forma surpreendente com esse tipo de serviço, além de oferecer a oportunidade para milhares de pessoas ganharem dinheiro em casa.

Marketing de afiliados e sua importância para o programa

O marketing de afiliados, embora muitas vezes referido como um “canal”, é, na verdade um modelo ou estrutura que possibilita às marcas fazer parceria com indivíduos ou empresas (referidos como “afiliados”, “parceiros” e “editores”), para rastrear e medir seu desempenho de maneira eficiente, escalável e econômica.

Por exemplo, digamos que você seja uma empresa Direct-to-Consumer que vende anéis de casamento. Por meio de seu programa de afiliados, você pode fazer parceria com websites focados em casamentos econômicos, sites de decoração de casamento, etc.

Editores que têm a capacidade de promover inscrições para o seu “kit de dimensionamento de anéis em promoção”, gerando leads de alto valor para você.

O que você deseja que esses parceiros façam – impulsionar vendas, leads, novos clientes, etc. – você apenas realiza o pagamento depois que eles realizam a ação desejada. Em outras palavras, nesse caso, estamos pagando por resultados reais.

Quem são os interessados nesse mercado?

Marcas (Anunciantes / Comerciantes)

Empresas que vendem um produto ou serviço. Os setores incluem varejo, direto ao consumidor, serviços de assinatura, serviços financeiros, viagens, telecomunicações, banda larga, jogos, e-commerce, mercados, B2B e muito mais.

Afiliados (editores, parceiros)

Eles podem ser blogueiros, publicadores ativos de mídia social, sites de conteúdo de nicho, proprietários de sites pessoais, donos de negócios online, sites de avaliação de produtos, sites de compras, aplicativos móveis, plataformas de marketing de aplicativo, sites de mídia de massa, fidelidade, sites de cupons e prêmios, etc.

Os quais se inscrevem no programa de afiliados para divulgar o link de produtos e serviços em suas plataformas digitais e ganhar dinheiro com a comissão de vendas.

Redes de afiliados

Em um programa de afiliados, às redes normalmente lidam com todo o rastreamento, relatórios e pagamentos aos afiliados. Além de fornecer tecnologia de rastreamento, algumas redes afiliadas também fornecem gerenciamento de serviço completo ou gerenciamento de autoatendimento de um programa.

As redes de afiliados também fornecem às marcas acesso a uma rede de afiliados que se inscrevem para ingressar em sua rede, o que também dá a esses afiliados acesso a centenas, até milhares, de programas de afiliados.

Para mais informações sobre o programa de afiliados, confira mais posts no nosso site!

Nelson

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