Correr ouvindo música faz mal?

Correr ouvindo música faz mal?

Diversos estudos e pesquisas mostraram que as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a saúde, e por conta disso, os esportes e atividades físicas começaram a ganhar uma atenção especial novamente.

Tal visibilidade que estas atividades e esportes ganharam podem ser explicadas bem facilmente, tendo em vista que estamos vivenciando uma época onde a saúde e bem estar é tudo que importa, não somente para o nosso bem, mas para o do próximo também.

Sendo assim, diversos internautas começaram a pesquisar sobre as informações de como realizar de maneira mais efetiva cada esporte e atividade, e dentre estas pesquisas, podemos citar sobre o ciclismo e a corrida.

Nestes dois esportes distintos, o questionamento de seus praticantes sobre o hábito de ouvir música durante a realização da atividade pode ser percebida, algo que nos levou a entender que esta dúvida é bem frequente.

Sendo assim, decidimos separar alguns pontos fundamentais que irão lhe ajudar a entender se correr ouvindo música faz mal ou bem. Caso você queira entender tal ponto completamente, é fundamental que você busque se atentar a todas as informações e dicas a seguir.

Prós e contras de correr ouvindo música

Pode-se dizer que o hábito de ouvir música durante as corridas possui uma grande diversidade de benefícios, entretanto, como tudo tem seus pontos positivos, vale dizer que esta prática também apresenta seus pontos negativos, algo que você deve entender completamente.

Prós

Entre os principais pontos fortes que a corrida ouvindo música possui, podemos citar:

  • Maior facilidade: é um fato que durante a corrida, acabamos cansando e com isso, perdemos a eficiência e velocidade com o passar do tempo, e por conta disso, qualquer fator que tira a nossa atenção do nosso cansaço é benéfico para a prática em si. Sendo assim, você já deve ter percebido que ouvindo música, o seu foco nos seus sentimentos e sensações acaba sendo reduzindo, melhorando a sua eficiência em até 10% durante a corrida;
  • Satisfação: Além de aumentar a sua eficiência ao decorrer do exercício, vale dizer que o hábito de escutar música enquanto pratica o esporte acaba aumentando a sua satisfação em praticá-lo, deixando-o mais focado e inspirado;
  • Nas esteiras: Vale dizer que nas esteiras, onde o mundo externo não possui quaisquer influências sobre o seu exercício, as músicas acabam potencializando ainda mais o esporte, tendo em vista que elas conseguem entregar os pontos citados mais acima com uma potencialização ainda maior.

Contras

Com isso, pode-se afirmar que você já está por dentro de todos os pontos positivos que a corrida com a música apresenta, portanto, chegou o momento de conhecer os pontos negativos.

Percepção: Como citado, a música acaba tirando um pouco do seu foco em si mesmo, auxiliando na redução do seu cansaço. Entretanto, essa percepção possui um papel fundamental durante a execução do exercício, tendo em mente que o modo que você dá cada passo, sua respiração, entre diversos outros fatores acabam influenciando diretamente nos resultados do seu treino;

Fatores externos: Continuando nessa falta de atenção que você acaba desenvolvendo, vale dizer que no mundo a fora, existem diversos perigos, nos quais nos obrigam a ficar sempre em alerta. Infelizmente, ao escutar música enquanto você corre, a sua atenção nestes perigos e em outros fatores irá diminuir consideravelmente, portanto, tome cuidado.

Que equipamentos vou precisar?

Sendo assim, você já conseguiu observar todos os pontos, tanto positivos quanto negativos, que a música possui durante a corrida. Caso você decida continuar com esta prática, mesmo após ter observado os seus pontos negativos, pode-se dizer que você necessitará de um equipamento adequado para conseguir executar a sua corrida com eficiência enquanto escuta uma boa música.

Celular

Como o primeiro equipamento que acabou se tornando obrigatório para realizar os exercícios enquanto ouve música, é claro que é o celular, tendo em vista que ele chegou para substituir os mp3 ou quaisquer tecnologias e eletrônicos que encontrávamos antigamente.

Além de um celular, é claro que você precisará de um bom aplicativo para ouvir as suas músicas, portanto, lembre-se deste ponto.

Fones de ouvido sem fio

Juntamente com o celular, você precisará de um bom fone de ouvido, e de preferência sem fio, tendo em vista que os fones de ouvido com fio acabam dificultando a prática do exercício de maneira considerável, podendo causar até mesmo um acidente.

Felizmente, o mercado atual conta com uma grande diversidade destes fones, portanto, você conseguirá encontrar um fone sem fio bem barato e com uma qualidade impressionante.

Suporte de celular para corrida

Para finalizar com chave de ouro, você necessitará de um equipamento que “segurará” o celular para você enquanto você corre, e obviamente os bolsos não são confiáveis, além de atrapalharem a execução do exercício. Por conta disso, é fundamental que você compre um suporte de celular para corrida, facilitando a prática do esporte enquanto ouve música.

Nelson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *