DETRAN: Confira 15 dicas que podem te ajudar a conseguir sua habilitação nas provas teórica e prática

DETRAN: Confira 15 dicas que podem te ajudar a conseguir sua habilitação nas provas teórica e prática

Só de ouvir falar em provas teóricas ou práticas do DETRAN, já dá aquele friozinho na barriga, não é? É perfeitamente normal sentir esse medo! Acredite: você não é o único a ter essa sensação! Só não pode se deixar dominar pelo pânico.

Para controlar esse pânico só tem um jeito: Preparação!

Neste artigo, vamos lhe dar 15 dicas valiosas para passar nos testes teóricos e práticos do DETRAN com maior tranquilidade! Não deixe de ler todas as nossas dicas para estar preparado e calmo nos dias dos Exames.

 

Prova teórica

Dica número 1: Preste atenção nas aulas

Durante as aulas evite distração ou pensar em algo que não esteja ligado ao conhecimento que está sendo passado pelo professor.

Em caso de dúvidas, pergunte! Nunca saia da sala de aula com algum conteúdo que não esteja claro para você.

Dica número 2: Estude a apostila de apoio didático

O conteúdo didático não é apenas uma leitura básica, é um material de conhecimento e preparo para a assimilação do conteúdo teórico estudado.

Leia e releia, ou melhor, interiorize o conhecimento dele, em seu conteúdo estão as respostas às questões formuladas no exame oficial.

Dica número 3: Faça o simulado do DETRAN quantas vezes você julgar necessário

O simulado detran é disponibilizado gratuitamente através da internet e não tem limites de repetição, portanto, quanto mais vezes você fizer, maior vai ser o conhecimento teórico assimilado.

Como segue os mesmos critérios e moldes do exame oficial, ajuda o aluno a se familiarizar com o tempo de prova, modelo das questões e métodos de escolha das respostas.

Dica número 4: Evite ansiedade

No dia do Exame oficial, evite ficar ansioso ou nervoso.

Lembre-se que você se preparou muito para esse dia, procure conhecer antes o local onde será realizada a prova e saía um pouco mais cedo para evitar imprevistos no trajeto.

Dica número 5: Cuidado com as pegadinhas nas questões

É muito comum, perguntas com respostas muito óbvias e parecidas entre si, por isso, é preciso ler atentamente o enunciado da pergunta e ter uma boa interpretação de texto.

Se tiver dúvidas sobre alguma questão, pule e vai respondendo primeiro as que você acha mais fácil.

Após responder todas as que você tenha certeza da resposta, aí sim, volte para àquelas mais complicadas e leia minuciosamente a pergunta e as opções de respostas disponíveis, vá descartando as respostas negativas mais absurdas da questão e foque nas que parecem mais cabíveis na situação apresentada.

Dica número 6: Não marque definitivamente a respostas sem conferir tudo antes

Não seja impulsivo ou apressado, só marque as respostas na grade após tudo conferido e revisado.

É imprescindível ter segurança em sua preparação durante os estudos do curso, do material didático e do simulado detran.

Dica número 7: A prova é individual! Portanto, foque apenas em você e na prova

Nada de ficar preocupado se o candidato ao lado já terminou a prova ou se alguns já estão saindo antes de você.

Mantenha sua atenção na sua prova e no tempo que você ainda tem disponível para a realização dela. Não se compare ou se distraia com ninguém.

Prova prática

Dica número 8: Mantenha a calma

Na teoria, dirigir é um aprendizado natural, mas na prática é bem mais complicado que isso.

É uma responsabilidade muito grande e se trata de uma avaliação carregada de grande estresse emocional para o futuro motorista.

Por isso, é importante estar bem preparado e calmo para a avaliação.

Dica número 9: Pratique

Como diz o ditado: “a prática leva à perfeição!”

No caso de ser um condutor, isso é totalmente verdadeiro, pratique o máximo que puder, faça bom uso das aulas de direção, escute com atenção os conselhos e ensinamentos do instrutor e esclareça suas dúvidas.

Se possível, além da carga horária obrigatória de direção, faça também aulas extras.

Dica número 10: Faça mais baliza

Um dos erros mais comuns acontece na hora da baliza.

Se você tiver dificuldades nessa função específica, peça ao seu instrutor que foque mais nesse aspecto, para evitar erros que o prejudique na hora da prova de direção.

Dica número 11: Cuidado com os detalhes

Estejam atentos às funções mais básicas da avaliação.

Muitos candidatos são reprovados por causa de erros que parecem bobos, mas na verdade são muito significativos para o instrutor que está fazendo a avaliação. Portanto, atenção ao uso das setas, do cinto de segurança, ao passar a marcha, ao posicionar os espelhos retrovisores etc.

Dica número 12: Não se influencie por reprovações alheias

Evite ficar assistindo as provas anteriores a sua, não se deixe influenciar pelos resultados obtidos por outros candidatos.

Tenha confiança no seu aprendizado e na capacidade adquirida no decorrer da sua preparação.

Dica número 13: documentação e vestuário

Separe no dia anterior toda a documentação necessária para apresentar no dia da prova, isso é muito importante para que não ocorra nenhum esquecimento.

Use roupas e sapatos adequados e confortáveis.

Você tem que estar se sentindo seguro e confiante.

Dica número 14: Chegue ao local da prova um pouco antes do horário estabelecido

Chegar ao local da prova com antecedência evita transtornos e a ansiedade proveniente do medo de não chegar a tempo, ainda dá a você tempo disponível para fazer uma pequena meditação ou oração de acordo com as suas convicções religiosas.

Nesse momento, é importante seguir suas crenças e rituais que façam você se sentir bem e mais seguro para realizar uma boa prova.

Dica número 15: Procure ter uma boa noite de sono no dia anterior à prova prática

É muito importante procurar dormir cedo, ter uma noite de sono tranquila e não ficar ansioso. No dia da prova fazer uma refeição leve, tomar apenas os remédios de uso regular (diabetes, pressão alta, etc.) e não tomar nenhum tipo de calmante, nem mesmo natural.

Esperamos que este artigo preparado pela nossa equipe seja de grande valia. Boa sorte nas provas práticas e teóricas do DETRAN!

Luan Tavarez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *