Quais são os cuidados ao tirar fotos com celular?

Quais são os cuidados ao tirar fotos com celular?

Tirar boas fotos com celular hoje é uma possibilidade! Isso porque, com o constante avanço da tecnologia, ficou muito mais fácil fotografar nos dias de hoje. Inclusive, existem opções de smartphones criados com ótimas definições de câmeras. 

Além disso, existem alguns modelos de smartphones que podem substituir a sua câmera profissional, caso ocorra algum problema com o equipamento. Então, se você precisa fazer um retrato profissional, o primeiro passo é descobrir dicas para tirar fotos com celular!

Dicas para tirar fotos com celular

Levando em consideração a sua prática com a fotografia, é possível tirar boas fotos com celular facilmente. Segundo profissionais da área, seguir algumas dicas ao fazer essas fotografias pode ajudar, e muito, no resultado. 

Algumas dessas técnicas são bastante simples de aplicar, enquanto outras são mais específicas. Mas qualquer smartphone moderno, com uma boa resolução de câmera, pode facilmente alcançar os resultados desejados!

Portanto, se você não tem acesso a uma câmera profissional no momento, mas quer que seu registro seja profissional, seguir algumas dicas pode ajudar. Veja como chegar a bons resultados:

1. Higienize a câmera de seu smartphone

Antes de qualquer coisa, o fotógrafo deve higienizar a região da câmera de seu smartphone. Isso porque, é muito comum que o aparelho seja guardado no bolso e, ao pegá-lo, as pessoas acabam sujando a lente. 

Além disso, o smartphone pode ser deixado em uma superfície. E, durante o dia, é possível que sujeiras caiam sobre ele. Tudo isso pode comprometer a lente do aparelho, fazendo com que a foto saia ruim. 

Afinal, ao contrário da maioria das câmeras profissionais, é difícil que o smartphone tenha a região da lente protegida com um protetor. Por essa característica, é possível que a região esteja sujeita. 

Portanto, antes de tirar fotos com celular, o fotógrafo deve limpar a lente do aparelho. Depois disso, será possível melhorar significativamente os resultados e qualidade das imagens. 

Lembre-se que o seu objetivo é limpar a lente de seu aparelho, e não danificar a região. Portanto, tenha cuidado com os panos e produtos que você usará para fazer esse tipo de limpeza. 

2. Luz é um elemento essencial

Os fotógrafos devem encontrar um local com boa influência da luz para tirar fotos com celular. Nesse caso, recomenda-se que a câmera seja virada até que se encontre a melhor região. 

Caso o seu objetivo seja o registro de selfies ou gravações, lembre-se que você será o centro das atenções. Portanto, é essencial que esteja em um local com boa iluminação. Quanto ao fundo, não deixe que ele “roube” a atenção de você. 

Por fim, se o seu objetivo é o registro da paisagem, lembre-se de mudar a posição do aparelho até encontrar o melhor local. Considere a posição que você está, encontrando um ambiente com boa iluminação.

3. Desative o modo de embelezamento do smartphone

Os fotógrafos devem desativar o modo de embelezamento antes de tirar fotos com celular. Isso porque, na maioria dos casos, essa ferramenta distorce totalmente a fisionomia do usuário. 

O modo de embelezamento do smartphone torna a pele do usuário mais suave, além de a embranquecer. Embora algumas pessoas gostem dessa função, pode não ser o seu caso. Portanto, lembre-se de desativá-la. 

Caso não saiba como desativar essa função, basta acessar a câmera do seu smartphone e seguir o procedimento: 

  1. Assim que abrir a câmera, vá para a câmera frontal;
  2. Depois disso, busque pelo ícone de embelezamento;
  3. Por fim, clique na opção que o desative. 

Os smartphones podem variar de um modelo para outro. Porém, em todo caso, pode existir apenas um botão para desativar ou os níveis, que variam de 0 a 10. Caso o seu seja a última opção, lembre-se de deixar o embelezamento em zero. 

4. Utilize o foco de seu smartphone

A maioria das pessoas está acostumada a utilizar o modo automático para tirar fotos pelo celular. Porém, se você quer que sua imagem saia como em uma câmera profissional, é fundamental usar o foco. 

Normalmente, para utilizar esse ajuste, basta tocar na tela do smartphone. Assim que você clicar na região que deseja focar, o próprio aparelho costuma fazer a mediação de luz necessária para fazer o registro da imagem. Lembre-se de encontrar a melhor!

Quanto mais uma área for focada, mais será o privilégio dela no resultado do clique. Portanto, use o foco de seu smartphone para obter o resultado desejado do ambiente em questão. 

5. Ative o modo HDR de seu smartphone

Por fim, antes de tirar fotos com celular, ative o modo HDR do mesmo. Nesse caso, várias fotos são registradas no momento em que você faz o registro. Depois disso, a melhor luz de cada uma será colocada junto das demais. 

Caso tenha interesse em ligar essa função, basta acessar a câmera de seu smartphone, ir nas configurações e buscar pelo modo HDR. Se você não encontrar essa opção, significa que ela está localizada na tela inicial da câmera, basta procurá-la. 

Caio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *