Quantos tipos de sites existem, e qual o melhor para o seu caso?

Quantos tipos de sites existem, e qual o melhor para o seu caso?

Ter uma presença online é algo essencial para qualquer tipo de negócio, mas quantos tipos de sites existem? E como saber qual é o ideal para o seu negócio? 

Essas dúvidas são muito comuns entre empreendedores que não têm seu site, mas sabem que precisam ter um. Existem diferentes tipos de sites, o que significa que é necessário saber quais são eles para escolher a melhor opção para o seu negócio.

Crucialmente, com os consumidores agora ficando em casa em seus computadores durante a atual pandemia de COVID-19, é mais importante do que nunca que sua empresa crie uma presença online.

E existem tantos tipos de sites hoje em dia, que às vezes é difícil decidir qual tipo é o certo para você. 

Pensando nisso, fizemos uma lista com alguns tipos de sites existentes para que possa avaliar qual é a melhor opção para você. 

Continue a leitura e confira! 

Tipos de sites mais comuns

Embora esteja claro que existem muitos diferentes tipos de sites no mundo, escolhemos as categorias mais comuns para lhe dar uma ideia geral. Aqui está a nossa lista. 

Blog

Você provavelmente já encontrou blogs em sua experiência de navegação, mas para aqueles que não estão familiarizados, eles são diários online ou páginas de informações que são atualizadas regularmente.

Normalmente gerenciado por um indivíduo ou um pequeno grupo, um blog pode cobrir qualquer tópico – sejam dicas de viagem, consultoria financeira ou análises de donuts. 

Embora sejam geralmente escritos em um estilo informal ou coloquial, os blogs profissionais se tornaram um método extremamente popular de ganhar dinheiro online.

Corporativo

Infelizmente, muitas pequenas empresas não têm um site. Esse é um fato surpreendente, dada a importância de uma presença online para a credibilidade de uma empresa. E, felizmente para você, isso significa que pode criar um site para dar uma vantagem competitiva ao seu negócio.

Você não pode vender diretamente através de um site corporativo, mas pode usar esses sites para fornecer informações sobre sua empresa e permitir que clientes ou clientes em potencial saibam como podem entrar em contato com você.

Comércio eletrônico

Um site de comércio eletrônico, também conhecido como loja online ou e-commerce, permite que você receba pagamentos online de produtos ou serviços. As lojas podem funcionar como sites independentes ou combinadas com um blog ou site corporativo.

Por exemplo, um site puramente corporativo sem funcionalidade de comércio eletrônico ainda pode encorajar indiretamente os usuários a comprar algo, mas não pode aceitar pagamentos.

Se você deseja construir uma loja de comércio eletrônico hoje, basta fazer algumas pesquisas para encontrar algumas opções de plataformas simples de serem usadas para a sua criação, como a Nuvem Shop ou Shopify, por exemplo.

Portfólio

Assim como um portfólio físico, esses tipos de sites são usados ​​para exibir e promover exemplos de trabalhos anteriores.

Usado principalmente por aqueles na indústria criativa, um site de portfólio pode ser usado como um currículo, demonstrando suas habilidades para impressionar clientes, clientes ou futuros empregadores.

Algumas opções usadas para a criação desse tipo de site são o Wix e o Squarespace. Elas poderão ajudar a construir um portfólio impressionante e assim promover e destacar seu trabalho.

Educacional

Sites educacionais são bastante auto explicativos. Esses sites são projetados para exibir informações sobre determinados tópicos, seja usando jogos interativos ou designs envolventes para manter o usuário conectado. 

Se você deseja construir um desses sites, pode pensar em contratar um desenvolvedor freelancer da Web para criar algumas ferramentas, jogos ou questionários divertidos.

Portal

Os portais são usados ​​principalmente para fins internos em empresas, escolas ou instituições. Esses sites geralmente envolvem um processo de login, permitindo que os alunos acessem o site da escola ou concedendo aos funcionários acesso a seus e-mails, alertas e arquivos em um só lugar.

Os portais da web são bastante complexos quando se trata de design, por isso recomendamos a contratação de um especialista em web design para lidar com o complicado processo de desenvolvimento da web.

Conclusão

Está se sentindo inspirado? Felizmente, conseguir um site próprio nunca foi tão fácil.

Se você precisa de um site para o seu sonho de negócios ou de um blog sobre o seu time de futebol, pode encontrar boas ferramentas disponíveis na internet. Essas plataformas são fáceis de usar, permitindo que crie sites matadores em apenas algumas horas. 

Ou, caso prefira, também pode encontrar agências especializadas em construir qualquer tipo de site ou profissionais freelancers especializados. 

O importante é que tenha em mente a importância de ter um site. Depois de avaliar as opções que citamos acima, tente entender as necessidades do seu negócio e qual tipo de site se encaixa melhor para atendê-lo. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que consiga escolher o tipo de site que melhor atende às necessidades do seu site, para que assim consiga atrair e conquistar muitos clientes! 

Caio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *